Blog ainda em construção , mas sejam bem vindos e aproveitem

sábado, 2 de outubro de 2010

Tirando dúvidas!!!

Quem faz licenciatura em História pode ser considerado Historiador?

Na verdade a profissão de historiador nem é reconhecida no Brasil, entretanto, hoje a profissão encontra-se dicotômica com licenciados e bacharelados. Este último se não fizer uma especialização fica excluído de concorrer em concurso público para a carreira de magistério.

De fato, até pouco tempo atrás a formação de historiador se dava pelo bacharelado. No entanto, atualmente o sistema educacional brasileiro está passando por mudanças onde exige que o professor licenciado (história, matemática, geografia e outros) procure ser um pesquisador e com isso incentivar no seu aluno o gosto pela pesquisa.
Diz Paulo Freire: "Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino".


Pensando hj!!!

Estamos numa época perigosa.O homem domina a natureza antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo.

Albert Schweitzer

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Produção textual




http://suzettepaula.blogspot.com

Boa leitura!!!


A menina que Roubava Livros

Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em A Menina que Roubava Livros, livro há mais de um ano na lista dos mais vendidos do The New York Times. Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, O Manual do Coveiro. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de rouba-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais
falar.

Editora:Intriseca
Autor:
Markus Zusak

Frase do dia

As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras

Friedrich Nietzsche

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Escravos na Brasil Colonial




Pensamento do dia

" Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura."
(Aristóteles)

Indicação de filme


Sinopse
As Bruxas de Salém O filme “As bruxas de Salém” tem como tempo o século XVI e como espaço o povoado de Salém, em Massachusetts, EUA. O filme trata de questões envolvendo práticas de bruxaria, condenadas pelos tribunais eclesiásticos, típicas representações do Direito Canônico, que perdurou como direito predominante sobre o direito estatal até esse período. A história tem início quando a negra Tituba conta histórias de bruxaria típicas das regiões africanas (determinadas pela cultura vodu) a suas amigas que passam a ter pesadelos. O filme mostrou muito bem sobre como as pessoas envolvidas com práticas anticristãs eram duramente condenadas. O filme ainda mostrou as duras punições a que várias pessoas estiveram submetidas frente aos tribunais eclesiásticos. A figura do inquisidor e a do povo daquela época, subordinado à religiosidade, foram muito bem caracterizadas na trama. A perfeita alienação dos religiosos sobre o povo é marcada quando esse povo se imbui de um espírito de caça às bruxas. Bruxas essas que deveriam ser castigadas duramente por desrespeitarem as leis divinas ao cultuarem o demônio. Ficou ainda bem clara a figura do juiz Samuel Sewall, que julgou Tituba e outros acusados. Durante um ano, o povo de Salém ficou amedrontado com os rumores de bruxaria, seguindo ainda o fato de muitas pessoas terem sido declaradas culpadas e enfim, executadas frente ao público, para servir de exemplo a todos aqueles que ousarem contaminar a religiosidade. O papel do Estado parece invisível em meio ao poder e a influência dos tribunais religiosos, que ainda àquela época tomava o papel de punir e resolver determinadas questões que seriam resolvidas pelos tribunais do Estado. Mas por se tratar de almas que eram acusadas por cultuarem aquilo que não é divino, os tribunais da Igreja se encarregavam de punir, uma vez que tribunais do Estado eram responsáveis pelo comportamento do indivíduo no meio social.

Fonte:http://pt.shvoong.com/humanities

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Escravidão no Brasil

No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os portugueses traziam os negros africanos de suas colônias na África para utilizar como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste. Os comerciantes de escravos portugueses vendiam os africanos como se fossem mercadorias aqui no Brasil. Os mais saudáveis chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou velhos.
O transporte era feito da África para o Brasil nos porões do navios negreiros. Amontoados, em condições desumanas, muitos morriam antes de chegar ao Brasil, sendo que os corpos eram lançados ao mar.
Nas fazendas de açúcar ou nas minas de ouro (a partir do século XVIII), os escravos eram tratados da pior forma possível. Trabalhavam muito (de sol a sol), recebendo apenas trapos de roupa e uma alimentação de péssima qualidade. Passavam as noites nas senzalas (galpões escuros, úmidos e com pouca higiene) acorrentados para evitar fugas. Eram constantemente castigados fisicamente, sendo que o açoite era a punição mais comum no Brasil Colônia.
Eram proibidos de praticar sua religião de origem africana ou de realizar suas festas e rituais africanos. Tinham que seguir a religião católica, imposta pelos senhores de engenho, adotar a língua portuguesa na comunicação. Mesmo com todas as imposições e restrições, não deixaram a cultura africana se apagar. Escondidos, realizavam seus rituais, praticavam suas festas, mantiveram suas representações artísticas e até desenvolveram uma forma de luta: a
capoeira.
As mulheres negras também sofreram muito com a escravidão, embora os senhores de engenho utilizassem esta mão-de-obra, principalmente, para trabalhos domésticos. Cozinheiras, arrumadeiras e até mesmo amas de leite foram comuns naqueles tempos da
colônia.
No Século do Ouro (XVIII) alguns escravos conseguiam comprar sua liberdade após adquirirem a carta de alforria. Juntando alguns "trocados" durante toda a vida, conseguiam tornar-se livres. Porém, as poucas oportunidades e o preconceito da sociedades acabavam fechando as portas para estas pessoas.
O negro também reagiu à escravidão, buscando uma vida digna. Foram comuns as revoltas nas fazendas em que grupos de escravos fugiam, formando nas florestas os famosos quilombos. Estes, eram comunidades bem organizadas, onde os integrantes viviam em liberdade, através de uma organização comunitária aos moldes do que existia na África. Nos quilombos, podiam praticar sua cultura, falar sua língua e exercer seus rituais religiosos. O mais famoso foi o Quilombo de Palmares, comandado por
Zumbi.
Fonte: http://www.suapesquisa.com

Biografia

Platão
Aristócles, que ficou conhecido no mundo inteiro como Platão, nasceu em Atenas, por volta de 427 a.C. Filho de pais aristocráticos, nasceu em uma família rica, envolvida com políticos.Platão se interessou pela filosofia e pela política logo cedo. Tornou-se discípulo de Sócrates aos 18 anos e o acompanhou durante cerca de 10 anos, até que fosse condenado à morte.Platão acompanhou o processo de julgamento de seu mestre, acusado de corromper a juventude e de não acreditar nos deuses. Sócrates foi obrigado a beber veneno, em 399 a.C.Decepcionado com a democracia ateniense e também correndo risco de ser perseguido, por ter sido discípulo de Sócrates, Platão passou a viajar por diferentes lugares, em busca de novos aprendizados. Retornou para Atenas em meados de 387 a.C. e foi nessa época que fundou sua Academia, que tinha como objetivo o a educação de jovens que poderiam assumir cargos no governo e precisavam da experiência e conselhos de Platão, para desempenharem um bom trabalho. O filósofo escreveu mais de 30 obras, como Menexeno; Ménon; Eutidemo; Crátilo; O banquete; Fédon; A república; Fedro; Teeteto; Parmênides; O sofista; O político; Timeu; Crítias; Filebo e As leis. Basicamente, suas obras eram escritas em forma de diálogos. Curiosamente, esses diálogos não apresentam Platão como personagem principal e, sim, Sócrates. Através de sua obra, Platão passa muitos dos ensinamentos de seu mestre. Em alguns momentos, dizem os estudiosos, é difícil saber se se trata de um pensamento do próprio Platão ou um pensamento de Sócrates transmitido por Platão.O filósofo faleceu aos 80 anos, em 347 a .C..
Fonte:
http://www.pensador.info/

Frase do dia

O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter.
Sócrates

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Descobrimento do Brasil

No ano de 1500, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras, 13 caravelas comandadas pelo fidalgo português Pedro Álvares Cabral avistaram terra na região do Monte Pascoal. Na verdade, os portugueses acreditavam que tudo era apenas um grande monte, até que Cabral suspeitou que existia uma faixa de terra também, chamando o local de Ilha de Vera Cruz. Após outras expedições portuguesas na região, foi descoberto que não se tratava de uma ilha, mas sim de uma enorme área continental, fazendo com que novamente o nome fosse alterado para Terra de Santa Cruz. Após a descoberta do pau-brasil, em 1511, a região ficou conhecida pelo nome que possui atualmente: Brasil.

Muitos críticos salientam que o emprego do termo “descobrimento” é baseado em uma visão eurocêntrica, uma vez que já existiam muitos povos indígenas habitando o Brasil. Para evitarem guerras e disputas territoriais, a fim de melhor poderem explorar as novas terras, Portugal e Espanha elaboram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. O Tratado estabelecia que Portugal ficaria com as terras a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde) e a Espanha, com terras a oeste desta linha.

Mesmo após a descoberta de uma potencial área de exploração, Portugal ainda mantinha seu foco no comércio com as Índias, visto que as especiarias da região eram muito apreciadas. No Brasil, passaram a explorar unicamente o pau-brasil, uma árvore possuidora de uma madeira de tom avermelhado muito comercializada no velho continente. Para a exploração do pau-brasil, os portugueses usavam o trabalho indígena por meio da política do escambo: os colonizadores davam insignificantes presentes (espelhos, apitos, etc.) em troca do trabalho indígena.

A partir de 1530, após a expedição de Martin Afonso de Souza, Portugal passou a se interessar mais pelo Brasil, visto as potencialidades de exploração. Além disso, muitos piratas estrangeiros roubavam ilegalmente o pau-brasil, crescendo também a ameaça de uma ocupação estrangeira definitiva. Assim, a metrópole decidiu, de fato, colonizar o Brasil, resultando na experiência do plantio de cana-de-açúcar e do surgimento do sistema de capitanias hereditárias.

O que significa?

Diáspora

dispersão - define o deslocamento de grandes massas populacionais originárias de uma zona determinada para várias áreas de acolhimento distintas.

Frase do dia

Mantenha sua cabeça erguida, e faça a sua mente forte, pois cada dia é uma luta, mas tens que te manter firme e ser forte.

Autor:( Betuel Mvumbi)

O que são lendas?

Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos.


De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação humana.


Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que Lenda é uma degeneração do Mito. Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida em que vão sendo recontadas.


Fonte: ( http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/)

domingo, 26 de setembro de 2010

Frase do Dia

"Cada criança que se ensina é um homem que se conquista"

(Pitagóras)

  • Sinopse
  • A concepção de mundo desenvolvida por Karl Marx (1818-1883) - uma concepção filosófica, moral, sociológica, histórica, econômica e política - representou um marco fundamental para o pensamento contemporâneo. É sob este viés que o intelectual francês Henri Lefebvre (1901-1991), um dos primeiros divulgadores do marxismo em todo o mundo, constrói este que é um dos mais célebres ensaios sobre o tema. Publicado em 1948 por ocasião do centenário do Manifesto do Partido Comunista, tornou-se um best-seller na França. Tamanho prestígio se deve ao assombroso trabalho de recontar a história do marxismo em um texto conciso, mas não por isso menos apaixonado e esclarecedor.

    Título Original: Le Marxisme
    Tradução: William Lagos

  • Editora: L&PM
  • Autor: HENRI LEFEBVRE

Nenhum a Menos


Sinopse: As dificuldades encontradas por uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor, que viaja para ajudar a mãe doente. Antes de partir, ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Quando um garoto desaparece da escola, a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção à cidade em busca de emprego, para ajudar no sustento da família. Seguindo os conselhos de seu professor, ela vai atrás do aluno.