Blog ainda em construção , mas sejam bem vindos e aproveitem

terça-feira, 1 de março de 2011

Hipertexto e ou Gêneros Textuais Digitais

Márcia Bispo

O hipertexto foi criado por Theodore Nelson na década de 60, para denominar a forma de escrita /leitura não linear na informática. Sendo uma das principais características do hipertexto,eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos á distância ,facilitando a informação a estudantes nos lugares mais distantes.

Segundo Cláudia Augusto dias em seu artigo"Hipertexto : evolução histórica e efeitos sociais" , afirma que o hipertexto se insere no contexto da cibercultura como uma de suas novas interfaces de comunicação...Essa nova maneira de escrever pode ser usada para organizar e divulgar os conhecimentos sobre uma determinada área do saber. Algumas outras características do hipertexto é que permite subdividir um texto em trechos curtos, onde se consegue fazer referências a outras partes do texto ou .outros textos armazenados em lugares distintos.,criando assim uma praticidade e um melhor aproveitamento na sua pesquisa por navegação.

Snyder(1996) aponta para o fato de que os textos eletrônicos depende de tecnologia emergente e que a boa utilização do hipertexto passa por um conhecimento mínimo da máquina , para explorar os recursos devidamente e um certo conhecimento da gramática , que oriente a pesquisa escrita para que seja mais adequada ao meio que o torna possível.

O e-mail tem se mostrado um gênero textual digital bastante eficaz , utilizado pelas pessoas e os educadores tem feito ajustes para transformá-los em bons produtores de tecnologia educacional com contextos educacionais.

A pesquisadora Maria Helena Silvestre Garcia, licenciada em letras , faz constante uso dessa ferramenta para incentivar os alunos a produzirem textos até mesmo em língua estrangeira.

Os textos digitais assim como os tradicionais servem de incentivo aos estudantes para melhorarem sua oralidade e escrita.

Para Paiva (2004) o e-mail é um gênero escrito com alto graus de interatividade e pode ser usado na comunicação assíncrona entre duas pessoas, entre uma pessoa e um grupo .

O blog também consiste em gênero textual digital muito parecido com um diário.,sendo que no blog as coisas escritas ficam expostas para que muitas pessoas vejam , basta acessarem.

Hoje em dia os blogs se tornaram ricas fontes de textos críticos e informativos sobre variados temas.

A blogs fera brasileira com tempo se tornaram uma rica fonte de conteúdo.

O bate papo por computador também consiste em um gênero textual,obrigando seus usuários a serem específicos e ágil em seus textos , devido a rapidez na interação em que se processa a ferramenta.

Fontes: Marcuschi 2003p.22- 23"Da fala para a escrita , atividade de retextualização" 4ª edição

São Paulo Cortez (2003)

Levy Pierre " As tecnológias da inteligência Rio de Janeiro Edição 34 ( 1993)

Antonio Carlos Xavier " A era do hipertexto” Doutor em Linguistica

Sites :http://www.scielo.br/pdf/ci/v28n3/v28n3a4.pd

http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário